Call of Duty: Black Ops é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Treyarch, editado pela Activision e lançado mundialmente em 9 de novembro de 2010para as plataformas Microsoft Windows, Xbox 360, PlayStation 3, Wii e Nintendo DS. Anunciado em 30 de abril de 2010, o jogo é o sétimo capítulo da série Call of Duty, e o primeiro situado durante a Guerra Fria. É o terceiro da série a ser desenvolvido pela Treyarch, sendo uma sequência direta de Call of Duty: World at War.
Nas primeiras 24 horas de lançamento, o jogo vendeu mais de 7 milhões de unidades, sendo 5,6 milhões nos Estados Unidos e 1,4 milhão no Reino Unido, batendo em aproximadamente 2,5 milhões de cópias o recorde alcançado por seu predecessor,Modern Warfare 2.
Jogabilidade
Visao Geral
Black Ops é um jogo de tiro em primeira pessoa. O jogador assume o papel de um soldado de infantaria que pode manejar diversas armamentos (sendo capaz de carregar consigo apenas dois de cada vez), lançar granadas de mão e outros explosivos, e utilizar vários tipos de equipamento como arma. Ao aproximar-se perto o bastante de um inimigo, é possível esfaqueá-lo. O personagem pode ficar em três posições: de pé, agachado e deitado; cada uma delas afeta o nível de movimentação e a mira no disparo das armas de fogo. Para indicar o nível de ferimentos infligidos ao personagem, a tela fica gradativamente vermelha; a melhora na saúde faz com que a cor desapareça.
Campanha
O jogador assume o papel de diversos personagens durante a campanha single-player, mudando de perspectiva com o avançar da história. Os personagens jogáveis são agentes de forças especiais conduzindo missões clandestinas por trás das linhas inimigas. Sendo assim, cada personagem tem suas próprias características, como vozes e sombras. As missões trazem uma série de objetivos mostrados no heads-up display, que marca a direção e distância a ser alcançada para cumprir cada objetivo. O jogador é acompanhado por tropas aliadas durante todo seu percurso. Embora primeiramente um jogo de tiro em primeira pessoa, o jogador pode também pilotar um helicóptero Mil Mi-24 e guiar tropas a partir de uma aeronave de reconhecimento SR-71 Blackbird. A campanha apresenta diversos momentos roteirizados em estilo cinematográfico, como por exemplo na missão "Victor Charlie", quando um tiro disparado contra soldados vietcongues assume um efeito bullet-time.
Desenvolvimento
Em maio de 2009, espalhou-se o boato de que a editora Activision estaria licenciando músicas da época da Guerra do Vietnã, o que levou à especulação de que Call of Duty 7 seria situado neste período. No mesmo mês, David Kim, funcionário da Treyarch, revelou em seu perfil no LinkedIn que trabalharia como animador no jogo. Em novembro, poucos dias depois do lançamento de Modern Warfare 2, a Actvision confirmou o lançamento de um novo título da série Call of Duty para 2010. Em fevereiro de 2010, testes de elenco para Call of Duty 7levaram à especulações de que o jogo seria situado durante a Guerra Fria, com algumas batalhas a serem realizadas no Vietnã do Sul. Em 30 de abril do mesmo ano, Black Ops foi oficialmente anunciado.
O jogo roda em um motor World at War aperfeiçoado, a 60 frames por segundo.[16] Apresenta uma tecnologia de estrutura de streaming (também vista em Modern Warfare 2) que torna possível fases amplas como "Payback", onde o jogador controla um helicóptero. Os efeitos de luz também foram melhorados. O jogo suporta imagens em três dimensões, renderizadas por seu próprio motor. O hardware necessário para tal, contudo, depende da plataforma (com exceção do Wii, que não suporta o formato).
Ao contrário de jogos anteriores, a Treyarch direcionou todo o seu pessoal para a produção de Black Ops. Formou, no entanto, diferentes equipes, cada uma trabalhando em etapas distintas do jogo.estúdio utilizou a tecnologia de captura de movimento, similar àquela usada por James Cameron em seu filme Avatar, que proporciona expressões faciais mais realistas ao capturar toda a performance do ator. A Treyarch consultou também veteranos das forças especiais de ambos os lados beligerantes da Guerra Fria: o major John Plaster, que serviu na MACV-SOG durante a Guerra do Vietnã, e Sonny Puzikas, ex-agente das forças especiais soviéticas. Este último demonstrou à produtora como soldados da Spetsnaz reagiam em combate, tal como rolar no chão para fugir da linha de fogo. A inteligência artificial de personagens da Spetsnaz no jogo foi modelada em Puzikas, a partir de suas táticas e expressões faciais. Apesar de ter um fundo histórico, o aspecto secreto destes agentes da Guerra Fria permitiu que a Treyarch criasse sua própria história fictícia.
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