Final Fantasy XIII é o décimo terceiro título da série Final Fantasy produzido e publicado pela Square Enix para a PlayStation 3 e a Xbox 360. A primeira apresentação do jogo ocorreu na feira de videojogos E3 em 2006, onde deu-se a entender que o jogo teria como pano de fundo um mundo futurista e um enredo com foco "naqueles que resistem ao mundo".
O jogo foi lançado dia 17 de dezembro de 2009 no Japão. No primeiro dia, o jogo vendeu mais de um milhão de cópias, o que fez com que se tornasse o jogo mais bem sucedido do Playstation 3 no Japão. Em 9 de março de 2010 o jogo foi lançado na Europa e na América do Norte.
Final Fantasy XIII é um dos jogos da coleção Fabula Nova Crystallis Final Fantasy XIII e acontecerá no mesmo universo dos outros jogos, mas sem relação direta com eles. O diretor de Final Fantasy X-2 e Final Fantasy XII: Revenant Wings, Motomu Toriyama, retorna como diretor deste jogo.
O game era exclusivo do console Playstation 3, mas durante a apresentação da Microsoft na E3 de 2008 o presidente da Square Enix, Yoichi Wada, confirmou o lançamento do jogo também para Xbox 360. O game será lançado simultaneamente no mercado Americano e Europeu e no Japão apenas para o PlayStation 3.
Jogabilidade
Sistema de batalha
O conceito de batalha de Final Fantasy XIII é manter o carácter estratégico. O sistema resultou de um desejo de criar batalhas semelhantes às encontradas em Final Fantasy VII. Assim como emFinal Fantasy XII, os inimigos estão integrados no ambiente do mundo. No entanto, ao contrário das batalhas de Final Fantasy XII, estas não têm lugar na mesma "dimensão", mas sim num pequeno flash que transporta as personagens para uma nova tela de batalha, separando a personagem do mundo principal. O sistema Active Time Battle (ATB) retornará, mas agora funciona de forma diferente dos seus antecessores. Os jogadores serão capazes de desencadear um grande número de comandos em conjunto para alcançar bónus de ataque. O sistema de batalha de Final Fantasy XIII terá um novo modo de alterar as "tarefas" de cada personagem em batalha: o "Paradigm Shift".
O sistema de batalha foi primeiro mostrado durante a E3 2006, mas foi apenas um protótipo. Uma nova interface foi mostrada recentemente pela Square Enix em várias revistas japonesas. Na batalha, o jogador pode controlar apenas uma personagem num grupo de três.
Múltiplos comandos podem ser empilhados em slots por turno e lançados ao mesmo tempo para formar uma combinação. O número de slots de comando aumenta conforme as personagens crescem em força. Estes comandos incluem magias clássicas da série como Attack, Fire, Blizzard e Cure, bem como novos, tais como Ruin, Ruinga, Strike e Radial. A diferença entre o sistema de batalha e XIII e a barra de ATB é que esses comandos podem ainda ser colocados nos slots, embora a barra se esgote, e as ações serão executadas quando os slots necessários forem preenchidos. No jogo não existe MP, mas sim "pontos de custo" para cada comando, que determinam quantas vezes os comandos podem ser usados por turno. Por a magia não poder ser utilizada fora da batalha, o HP da equipa é completamente restaurado após cada batalha.
Lançamento
O produtor do jogo, Yoshinori Kitase, juntamente com outros criadores do jogo montaram um vídeo com entrevistas e filmagens em 13 de novembro de 2009. No vídeo, a Square Enix anunciou que o jogo está concluído e que irá ser lançado dia 9 de março de 2010, para a Europa e América do Norte.
A Square Enix anunciou também que Final Fantasy XIII será lançado na América do Norte e Europa para a PlayStation 3 e Xbox 360. Esta última terá vários discos. Uma versão japonesa do jogo para a XBox 360 não é planeada.
Uma demo jogável de Final Fantasy XIII está incluído no Final Fantasy VII: Advent Children Complete (lançado em 16 de abril no Japão e 2 de junho para a América do Norte) em Blu-ray Disc para aPlayStation 3, juntamente com novos trailers de Final Fantasy Versus XIII e Final Fantasy Agito XIII.
Nenhum comentário:
Postar um comentário