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quarta-feira, 18 de abril de 2012

Resenha de Alan Wake Por Lucas Felipe


Alan Wake é um jogo eletrônico de ação baseados em histórias do gênero horror psicológico, desenvolvido pelo estúdio Remedy Entertainment e publicado pela Microsoft Game Studios, lançado para Xbox 360 em 2010. A trama gira em torno de Alan Wake, um escritor de Bestsellers de horror psicológico, tentando descobrir os misterios por trás do desaparecimento de sua esposa enquanto estavam de férias em uma cidade pequena chamada Bright Falls, em Washington, onde ele vivencia os eventos de seu último livro que ele não lembra de ter escrito. O personagem Alan Wake foi modelado a partir de Ilkka Villi e dubaldo por Matthew Porretta na versão em inglês.
Além do jogo em si, que é dividido em 6 episódios como as séries de TV, a história do jogo é continuada com mais dois episódios especiais, disponiveis via downloadable content, chamados "The Signal" e "The Writer". Uma série de livros e seis episódios de uma websérie em live-action chamada Bright Falls expandem o universo de Alan Wake e foram usados como marketing para o jogo.
Remedy Entertainment é conhecida pela criação da série Max Payne (2001), e sua continuação, Max Payne 2: The Fall of Max Payne (2003). Escrito por Sam Lake (escritor dos dois primeiros jogos da série Max Payne), Alan Wake é o primeiro jogo do estúdio desde Max Payne 2, e levou 5 anos para ser criado; um tempo muito incomum para o desenvolvimento de um jogo. O jogo foi criticamente aclamado, e é reverenciado por sua narrativa, ritmo e atmosfera. Foi atribuido a Alan Wake o primeiro lugar no "Top 10 Jogos de Videogame de 2010" da revista Times
Alan Wake é um jogo de ação com forte narrativa. O jogo acontece na pequena cidade fictícia de Bright Falls, Washington, mostrando várias partes diferentes da cidade, como a floresta, um parque e uma fazenda. O jogo apresenta um ciclo de dia e noite, porém, ele é controlado pelo jogo para criar suspense e drama em determinados momentos do jogo.
Durante o dia, o jogador podem interagir com os outros personagens não jogáveis para saber mais sobre a cidade de Bright Falls. Já a noite, o jogo passa a ter ação, que é onde a luz desempenha um papel importante na jogabilidade. Por exemplo, os inimigos "humanos" no jogo, chamado de "Os Taken", só podem ser atingidos ao eliminar a escuridão que os cobre com a luz da lanterna. A luz da lanterna pode ser forçada, para assim queimar a escuridão mais rapidamente, mas isso reduz a carga da bateria da lanterna. Portanto, além de ter que se preocupar em recarregar a arma de fogo quando a munição acaba, o jogador também tem que inserir baterias novas na lanterna, ou esperar ela se recarregar lentamente. Além do mais, os jogadores são encorajados a tomar vantagem sobre a luz do ambiente, e a usar outros fontes de luz como Pistolas sinalizadoras, Sinalizadores eGranadas de luz. A energia do personagem se regenera lentamente, mas se o jogador ficar debaixo de uma forte fonte de luz como postes ela se recupera rapidamente.

Desenvolvimento

Após a distribuição de Max Payne 2: The Fall of Max Payne em 2003, a Remedy Entertainment passou um tempo "se recuperando da crise", e começaram a planejar diferentes conceitos para seu próximo jogo. Entre estes conceitos estava Alan Wake.
O jogo foi anunciado na Electronic Entertainment Expo 2005 para os consoles da próxima geração e PCs", e foi mostrado à imprensa à portas fechadas, sob a forma de uma demo.[8][9] Em 2006, a Remedy fechou uma parceria com a Microsoft Game Studios para publicar o jogo exclusivamente para o video game da Microsoft, Xbox 360 e, em seguida, para o sistema operacional Windows Vista[10] As primeiras imagens mostravam um Alan Wake com trajes bem diferentes dos atuais, bem como um layout diferente para a cidade de Bright Falls.
Originalmente, a Remedy planejou Bright Falls como uma cidade aberta, similar ao que é visto na série Grand Theft Auto. Porém, pouco tempo após desenvolverem a tecnologia para permitir esse tipo de jogo, a Remedy decidiu que esta era uma má ideia, porque isto interferiria no ritmo e história de jogo, já que planejavam fazer um thriller.
Após quatro anós fazendo demonstrações da versão para Windows, em 2009, a Remedy confirmou que faria um jogo exclusivo para o Xbox 360 e a decisão de fazer uma versão para computadores ficaria nas mãos da Microsoft. O jogo foi declarado como pronto, mas em fase de "polimento", em Agosto de 2009. Ele foi terminado em 7 de Abril de 2010. A data de lançamento para a Europa foi marcada para 21 de maio, mas em 7 de abril de 2010, a data de lançamento foi adiada para 14 de maio. Depois do jogo ser lançado, a Remedy disse que trazer o jogo para os computadores não era "a prioridade no momento".

Temas dos episódios

Cada episódio do jogo tem seu próprio tema de encerramento, que é tocado juntamente a frase que indica o fim do episódio. A lista de temas de cada episódio é a seguinte:
Episódio
Artista
Música
Ano Lançada
Duração
Nightmare
In Dreams
1963
2:48
Taken
Haunted
2000
5:20
Ransom
Up Jumped The Devil
1988
5:16
The Truth
The Poet and the Muse
2010
4:18
The Clicker
Poets of the Fall
War
2010
5:05
Departure
1969
5:15
The Signal
No, I Don't Remember
2009
3:56
The Writer
The Darkest Star[19]
2005
6:42

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